Este é um microcosmo apartidário embora ideológico, pois «nenhuma escrita é ideologicamente neutra*»

*Roland Bartes

Intros: 1 2

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Respublica Christiana

Na «(...) Antiguidade quer na Idade Média, período em que a influência político-Cultural e económica da Igreja Católica foi proeminente, dando origem à Respublica Christiana, da qual o Papa era o chefe máximo, na sua qualidade de Vigário de Cristo,delegando nos príncipes cristãos todo o poder temporal, arrogando-se ainda o direito de deposição de monarcas - v. o caso português de D. Sancho II, deposto por Inocêncio IV, em 1245 (...)»*

*Texto de Carlos Alberto Poiares

Comentário - Independentemente da orientação ideológica do pensamento deste autor, que entendemos não ser aqui preponderante, antes sim o rigor cientifico do seu texto, a verdade é que a Igreja Católica exerceu, de facto, um dos primeiros sistemas "republicanos" da humanidade. Não é menos verdade que foi exercido sempre na concepção filosófica matriz de res publica, ou seja, de "governo do povo". Até porque hoje a Igreja Católica, que tanto bem evoluiu em relação a outros períodos do seu legado, vive mesmo a melhor época valorativa de sempre, i.e., mais próxima do legado do Seu fundador. Exemplos disso mesmo são os contributos do Concilio Vaticano II, de João Paulo II, de João XXIII, Teresa de Calcutá e muitos outros.

Share |

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Se mandarem os Reis embora, hão-de tornar a chamá-Los» (Alexandre Herculano)

«(…) abandonar o azul e branco, Portugal abandonara a sua história e que os povos que abandonam a sua história decaem e morrem (…)» (O Herói, Henrique Mitchell de Paiva Couceiro)

Entre homens de inteligência, não há nada mais nobre e digno do que um jurar lealdade a outro, enquanto seu representante, se aquele for merecedor disso. (Pedro Paiva Araújo)

Este povo antes de eleger um chefe de Estado, foi eleito como povo por um Rei! (Pedro Paiva Araújo)

«A República foi feita em Lisboa e o resto do País soube pelo telégrafo. O povo não teve nada a ver com isso» (testemunho de Alfredo Marceneiro prestado por João Ferreira Rosa)

«What an intelligent and dynamic young King. I just can not understand the portuguese, they have committed a very serious mistake which may cost them dearly, for years to come.» (Sir Winston Leonard Spencer-Churchill sobre D. Manuel II no seu exílio)

«Everything popular is wrong» (Oscar Wilde)

«Pergunta: Queres ser rei?

Resposta: Eu?! Jamais! Não sou tão pequeno quanto isso! Eu quero ser maior, quero por o Rei!» (NCP)

Um presidente da república disse «(...)"ser o provedor do povo". O povo. Aquela coisa distante. A vantagem de ser monárquico é nestas coisas. Um rei não diz ser o provedor do povo. Nem diz ser do povo. Diz que é o povo.» (Rodrigo Moita de Deus)

«Chegou a hora de acordar consciências e reunir vontades, combatendo a mentira, o desânimo, a resignação e o desinteresse» (S.A.R. Dom Duarte de Bragança)

«Depois de Vós, Nós» (El-Rei D. Manuel II de Portugal, 1909)

«Go on, palavras D'El-Rey!» (El-Rei D. Manuel II de Portugal)