Este é um microcosmo apartidário embora ideológico, pois «nenhuma escrita é ideologicamente neutra*»

*Roland Bartes

Intros: 1 2

sábado, 23 de julho de 2016

Fernando Pessoa, Apontamentos à sua Nota Biográfica


Fernando António Nogueira Pessoa foi, eventualmente, o maior intelectual português. “Nasceu em Lisboa, freguesia dos Mártires, no prédio n.º 4 do Largo de S. Carlos (hoje do Directório) em 13 de Junho de 1888”. Era filho de Joaquim de Seabra Pessoa e de D. Maria Madalena Pinheiro Nogueira, sendo seu avô paterno o general Joaquim António de Araújo Pessoa, combatente das campanhas liberais.


Quanto ao que designou por “ideologia política”, considerava «(…) que o sistema monárquico seria o mais próprio para uma nação organicamente imperial (…)» como era Portugal. Considerava «(…), ao mesmo tempo, a Monarquia completamente inviável em Portugal. Por isso, a haver um plebiscito entre regimes, votaria, embora com pena, pela República. Conservador do estilo inglês, isto é, liberdade dentro do conservantismo, e absolutamente anti-reaccionário.»

Ora, neste domínio, e apesar de se perceber, com nitidez, que Pessoa era essencialmente monárquico, todavia, por razões que se compreendem à luz da época, entendia, naquele período (início do 2.º terço do século XX), inexistir viabilidade para a Monarquia. De notar que estamos em plena ascensão do Estado Novo, assente que era na II república constitucional, cujo texto era firmado em 1933. É compreensível que depois das forças anti monárquicas que dificultaram os (últimos) reinados de D. Carlos e D. Manuel II e, acrescendo a isso, a caótica I república que só trouxe miséria, medo, caos e guerra ao povo português, o restabelecimento da ordem, da segurança e, sobretudo, da organização e da fiabilidade do Estado português por Salazar significava para a grande parte dos portugueses, incluindo Pessoa, diretrizes muito importantes para o futuro do País, cujos aspetos positivos, à data, importavam defender. Além disso, enquanto conservador que era, os pressupostos do Estado Novo eram-lhe atrativos.

Aquilo que expressa é, essencialmente, uma visão de cariz prático e racional. Sem descurarmos do processo de envelhecimento da II república e como Pessoa o analisou subsequentemente, para ele, num primeiro momento, era de todo mais viável a garantia do novo regime em ascensão que se afigurava forte, ao invés de arriscar num regresso à Monarquia (representativo do seu lado emocional) que já tinha sido questionada e que tantos conflitos havia originado. Acresce a isso os inúmeros monárquicos opositores a Salazar e ao regime. Pessoa pensou na ótica de ter um pássaro na mão. Parece óbvio.

De registar, ainda, neste âmbito, que já naquele período se falava em “plesbicito” (entenda-se um referendo nas palavras de hoje). Todavia, e neste específico domínio, trata-se de um caminho apenas possível às mentes abertas e realmente democráticas, que curiosamente nunca foi trilhado, nem pela II república do Estado Novo de Salazar, nem tão pouco pela III do Socialismo de Soares e afins.

Religiosamente considerava-se “cristão gnóstico”, “fiel (…) à Tradição Secreta do Cristianismo”.

Relativamente àquilo que designou por “posição social”, Fernando Pessoa era “anticomunista e anti-socialista”. Chegados aqui, basta constatar o que foram as repúblicas soviéticas e o que é hoje uma Venezuela, um Brasil, uma Grécia e outros. A conclusão é extremamente fácil. Retrocesso e tempo perdido. Reconhecimento de razão a Pessoa.




In Escritos Autobiográficos, Automáticos e de Reflexão Pessoal, ed. Richard Zenith, Assírio & Alvim, 2003, pp. 203-206.
Share |

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Se mandarem os Reis embora, hão-de tornar a chamá-Los» (Alexandre Herculano)

«(…) abandonar o azul e branco, Portugal abandonara a sua história e que os povos que abandonam a sua história decaem e morrem (…)» (O Herói, Henrique Mitchell de Paiva Couceiro)

Entre homens de inteligência, não há nada mais nobre e digno do que um jurar lealdade a outro, enquanto seu representante, se aquele for merecedor disso. (Pedro Paiva Araújo)

Este povo antes de eleger um chefe de Estado, foi eleito como povo por um Rei! (Pedro Paiva Araújo)

«A República foi feita em Lisboa e o resto do País soube pelo telégrafo. O povo não teve nada a ver com isso» (testemunho de Alfredo Marceneiro prestado por João Ferreira Rosa)

«What an intelligent and dynamic young King. I just can not understand the portuguese, they have committed a very serious mistake which may cost them dearly, for years to come.» (Sir Winston Leonard Spencer-Churchill sobre D. Manuel II no seu exílio)

«Everything popular is wrong» (Oscar Wilde)

«Pergunta: Queres ser rei?

Resposta: Eu?! Jamais! Não sou tão pequeno quanto isso! Eu quero ser maior, quero por o Rei!» (NCP)

Um presidente da república disse «(...)"ser o provedor do povo". O povo. Aquela coisa distante. A vantagem de ser monárquico é nestas coisas. Um rei não diz ser o provedor do povo. Nem diz ser do povo. Diz que é o povo.» (Rodrigo Moita de Deus)

«Chegou a hora de acordar consciências e reunir vontades, combatendo a mentira, o desânimo, a resignação e o desinteresse» (S.A.R. Dom Duarte de Bragança)

«Depois de Vós, Nós» (El-Rei D. Manuel II de Portugal, 1909)

«Go on, palavras D'El-Rey!» (El-Rei D. Manuel II de Portugal)