Este é um microcosmo apartidário embora ideológico, pois «nenhuma escrita é ideologicamente neutra*»

*Roland Bartes

Intros: 1 2

domingo, 30 de novembro de 2025

Foi preciso menos de 60 minutos

A verdade.
Além de um ator de excelência é uma pessoa admirável.

Share |

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Bangladesh recebe de honra para receber a Casa Real Portuguesa

Como é possível?! A Monarquia foi derrubada há 115 anos, porém o respeito continua a fluir em direção à Casa Real Portuguesa. Apesar da mediocridade que tem sido república durante todos esses anos, apesar do atual regime ter procurado, imediatamente à sua implantação, abafar a glória que vivemos em Monarquia, ainda assim, continua a existir um fenómeno inexplicável com o herdeiro dos Reis de Portugal que é habitualmente coberto com esta finura e com este carinho pelo povo, por povos, o mesmo respeito com que foi tratado, por exemplo, em diversas freguesias de Ponta Delgada aquando da sua última vinda cá, mesmo transposto todo esse tempo. Formidável!

Share |

domingo, 2 de novembro de 2025

O Externato

Estou 100% de acordo com o Dr. Carlos Ávila , sobretudo com a forma como está fundamentado o seu artigo de opinião.
 
Ele não produz uma crítica a ninguém e, inclusive, dá a solução (penúltimo parágrafo). Se formos precisos, a sua fórmula não só vai ao encontro dos povoacenses, do erário público e até do Governo...nunca desmerecendo, e agora digo eu, o valor histórico deste edifício, a sua qualidade arquitetónica, o quanto ajudou inúmeras pessoas ao longo de gerações, sobretudo mais desfavorecidas. Além disso, importa registar o quanto foi difícil, à data, a inovadora construção do então Externato, promovida com um custo pessoal incomensurável pelo Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira, a quem os povoacenses, até hoje, estão muito gratos.

O que está em cima da mesa na Povoação, mutatis mutandis, era o mesmo que dizer que o Liceu Antero Quental está inadequado... "vamos construir uma nova escola" não sei aonde. A minha mãe esteve no Liceu, eu estive no Liceu, tenho uma filha no Liceu e estou sempre muito satisfeito e grato àquela instituição.

Share |

«Se mandarem os Reis embora, hão-de tornar a chamá-Los» (Alexandre Herculano)

«(…) abandonar o azul e branco, Portugal abandonara a sua história e que os povos que abandonam a sua história decaem e morrem (…)» (O Herói, Henrique Mitchell de Paiva Couceiro)

Entre homens de inteligência, não há nada mais nobre e digno do que um jurar lealdade a outro, enquanto seu representante, se aquele for merecedor disso. (Pedro Paiva Araújo)

Este povo antes de eleger um chefe de Estado, foi eleito como povo por um Rei! (Pedro Paiva Araújo)

«A República foi feita em Lisboa e o resto do País soube pelo telégrafo. O povo não teve nada a ver com isso» (testemunho de Alfredo Marceneiro prestado por João Ferreira Rosa)

«What an intelligent and dynamic young King. I just can not understand the portuguese, they have committed a very serious mistake which may cost them dearly, for years to come.» (Sir Winston Leonard Spencer-Churchill sobre D. Manuel II no seu exílio)

«Everything popular is wrong» (Oscar Wilde)

«Pergunta: Queres ser rei?

Resposta: Eu?! Jamais! Não sou tão pequeno quanto isso! Eu quero ser maior, quero por o Rei!» (NCP)

Um presidente da república disse «(...)"ser o provedor do povo". O povo. Aquela coisa distante. A vantagem de ser monárquico é nestas coisas. Um rei não diz ser o provedor do povo. Nem diz ser do povo. Diz que é o povo.» (Rodrigo Moita de Deus)

«Chegou a hora de acordar consciências e reunir vontades, combatendo a mentira, o desânimo, a resignação e o desinteresse» (S.A.R. Dom Duarte de Bragança)

«Depois de Vós, Nós» (El-Rei D. Manuel II de Portugal, 1909)

«Go on, palavras D'El-Rey!» (El-Rei D. Manuel II de Portugal)