Este é um microcosmo apartidário embora ideológico, pois «nenhuma escrita é ideologicamente neutra*»

*Roland Bartes

Intros: 1 2

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

António Guterres, Secretário-geral da ONU


873 anos após o dia em que Portugal, a 5 de outubro de 1143, tornava-se, pelo Tratado de Zamora, formalmente um país independente, a eleição de António Guterres à liderança da “Sociedade das Nações”, aquela que Immanuel Kant prognosticara como a futura e atual Organização das Nações Unidas (ONU), deixou-me satisfeito enquanto português, satisfação essa advinda de uma circunscrita conjugação de fundamentos:

1.º) Responsabilidade – António Guterres foi mais um dos maus primeiros-ministros socialistas que tivemos, eventualmente um dos piores desde do 25 de abril. Sempre o disse e reitero. Contudo, tempos depois, mais recentemente, teve a coragem de reconhecer, até certa medida, isso mesmo publicamente e assumir as suas responsabilidades políticas. Assim, numa escolha entre as duas realidades – incompetência vs responsabilidade, e por uma razão de ser e de estar, destaco e acolho a segunda.

2.º) Humildade – Guterres foi o único ex-primeiro-ministro que conheci que teve a humildade de reconhecer que errou e que teve responsabilidades no estado do Estado. Atribuo um valor enorme a essa postura e, desde desse dia, ganhou o meu respeito.

3.º) União – O quanto é melhor quando estamos todos do mesmo lado da barricada, a desenvolver esforços por um objetivo comum. Em torno do Eng. Guterres esteve o Governo, a oposição, as instituições, a comunicação social, etc. Unidos conseguiram. É simples. Porque não é mais assim? Somos pequenos demais para estarmos tão fracionados. Outros tempos, quando fomos grandes, e vestíamos com o azul dos mares e com o branco da paz, unidos, ditamos e gerimos meio mundo. Hoje, algo mais parecido, tem sido só mesmo pela Seleção…

4.º) Catolicismo – O catolicismo de Guterres é vivido com uma seriedade invulgar. Ele consegue, de facto, trazer à sua vida pública aquilo que professa e crê. Não consigo descurar, no período que governou Portugal, o seu ruidoso silêncio no referendo à lei abortiva/terminadora à data, silêncio que muito quis dizer naquela fase e que, na minha opinião, foi decisivo, por influência de bastidores, para a vitória do não.
Além disso, testemunhei, na primeira pessoa, enumeras vezes, quando, nos idos anos 90, nos tempos universitários, nas minhas incursões a Lisboa em alguns fins de semana, ao deslocar-me à missa dominical, na ‘Igreja do Sagrado Coração de Jesus’ (projeto dos arquitetos Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas) a habitual chegada, minutos antes do início da celebração, de um carro preto e dele sair o então primeiro-ministro. Entrava, permanecia e saía sempre de forma discreta e serena.

5.º) Inteligência – O currículo que possui é demonstrativo das suas capacidades, especialmente na parcela relativa à sua licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, com média final de 19 valores, tendo sido um dos melhores alunos que o Técnico teve. Apesar da gafe do P.I.B., o homem, acreditem, sabe (bastante) de matemática.

6.º) Conhecimento – Num difícil processo de escrutínio, António Guterres foi sempre o melhor nas seis fases de seleção para secretário-geral da ONU. Num formato que é de relevar, porquanto procura obter a qualidade do ocupante ao cargo, método que deveria fazer-se refletir nos modos como as administrações em geral e até as próprias democracias operam… o Eng. Guterres demonstrou a sua qualidade enquanto homem conhecedor.

7.º) Prestígio – Esta nomeação e ocupação do cargo de secretário-geral da ONU é, indubitavelmente, prestigiante para Portugal. Guterres é hoje, de forma destacada, o mais prestigiado socialista português. O seu prestígio ultrapassa o de Mário Soares, porquanto alcançou este patamar na política internacional e, além disso, é respeitado pela esquerda, mas também pela direita...o que não acontece, em dois dos casos elencados, com Soares.

8.º) Diplomacia – A Diplomacia portuguesa está, novamente, de parabéns e, de facto, é de salientar como um País tão pequeno em dimensão, outrora tão grande, consegue, por intermédio de personalidades, ocupar lugares de destaque.

9.º) Bondade – Não tenho dúvida alguma que o Eng. Guterres é um bom homem. Fará tudo em prol da Paz…quiçá alcançará o Nobel. Assim espero.

Share |

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Se mandarem os Reis embora, hão-de tornar a chamá-Los» (Alexandre Herculano)

«(…) abandonar o azul e branco, Portugal abandonara a sua história e que os povos que abandonam a sua história decaem e morrem (…)» (O Herói, Henrique Mitchell de Paiva Couceiro)

Entre homens de inteligência, não há nada mais nobre e digno do que um jurar lealdade a outro, enquanto seu representante, se aquele for merecedor disso. (Pedro Paiva Araújo)

Este povo antes de eleger um chefe de Estado, foi eleito como povo por um Rei! (Pedro Paiva Araújo)

«A República foi feita em Lisboa e o resto do País soube pelo telégrafo. O povo não teve nada a ver com isso» (testemunho de Alfredo Marceneiro prestado por João Ferreira Rosa)

«What an intelligent and dynamic young King. I just can not understand the portuguese, they have committed a very serious mistake which may cost them dearly, for years to come.» (Sir Winston Leonard Spencer-Churchill sobre D. Manuel II no seu exílio)

«Everything popular is wrong» (Oscar Wilde)

«Pergunta: Queres ser rei?

Resposta: Eu?! Jamais! Não sou tão pequeno quanto isso! Eu quero ser maior, quero por o Rei!» (NCP)

Um presidente da república disse «(...)"ser o provedor do povo". O povo. Aquela coisa distante. A vantagem de ser monárquico é nestas coisas. Um rei não diz ser o provedor do povo. Nem diz ser do povo. Diz que é o povo.» (Rodrigo Moita de Deus)

«Chegou a hora de acordar consciências e reunir vontades, combatendo a mentira, o desânimo, a resignação e o desinteresse» (S.A.R. Dom Duarte de Bragança)

«Depois de Vós, Nós» (El-Rei D. Manuel II de Portugal, 1909)

«Go on, palavras D'El-Rey!» (El-Rei D. Manuel II de Portugal)