Este é um microcosmo apartidário embora ideológico, pois «nenhuma escrita é ideologicamente neutra*»

*Roland Bartes

Intros: 1 2

sábado, 1 de outubro de 2016

Não Sei Bem Porquê...

...mas apeteceu escrever isto:

Este texto não procura ser um manifesto moral ou, sequer, com pretensões a subsumir-se mensagens pró liberalistas ou neoliberalistas, muito menos libertárias, conservadoras ou de direita versus esquerda. Não é esse o propósito.

Quero apenas recordar que a personagem de Archie Bunker era caracterizada, e perdoem-me o termo, por ser um antropoide conservador, medianamente racista e absolutamente defensor de Nixon. Em casa, na sua casa, viviam às custas dele os restantes membros da família…incluindo Michael Stivic, o genro.

Recordando a sitcom de Norman Lear, era raro o episódio em que Archie não fosse qualificado, pelo casal mais novo da casa, composto pela sua filha Gloria e seu marido “meathead”, como retrógrado e atrasado, cujas ideias estavam drasticamente desconchavadas da realidade, a realidade deles, a realidade progressista. Mr. Bunker era, para eles, um homem fora dos valores do progresso que preconizavam.

Sem prejuízo deste contexto, quero pois, e apenas, trazer à colação o fim da série. Nesse, e se bem se recordam, o casal Gloria e Michael tiveram um filho e foram viver para uma outra casa (…finalmente diria Archie). Tempos depois acabam por divorciar-se. Ambos terminam tristes, infelizes e frustrados no ‘All in the Family’.

Por outro lado, na casa mãe, moradia do casal Archie e Edith, e apesar de todas as posturas conhecidas do “chefe de família”, acima enunciadas, o destino não é melhor. Mdm. Edith acaba por morrer. O atrasado do Archie, lá com os seus valores repudiáveis, acompanhou a sua mulher até ao último suspiro, dando-lhe com uma especial sensibilidade o amor que ele genuinamente sentia por ela, isso apesar da forma machista que muitas vezes a tratava e da couraça de troglodita de direita que lhe rotulavam.
 

Share |

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Se mandarem os Reis embora, hão-de tornar a chamá-Los» (Alexandre Herculano)

«(…) abandonar o azul e branco, Portugal abandonara a sua história e que os povos que abandonam a sua história decaem e morrem (…)» (O Herói, Henrique Mitchell de Paiva Couceiro)

Entre homens de inteligência, não há nada mais nobre e digno do que um jurar lealdade a outro, enquanto seu representante, se aquele for merecedor disso. (Pedro Paiva Araújo)

Este povo antes de eleger um chefe de Estado, foi eleito como povo por um Rei! (Pedro Paiva Araújo)

«A República foi feita em Lisboa e o resto do País soube pelo telégrafo. O povo não teve nada a ver com isso» (testemunho de Alfredo Marceneiro prestado por João Ferreira Rosa)

«What an intelligent and dynamic young King. I just can not understand the portuguese, they have committed a very serious mistake which may cost them dearly, for years to come.» (Sir Winston Leonard Spencer-Churchill sobre D. Manuel II no seu exílio)

«Everything popular is wrong» (Oscar Wilde)

«Pergunta: Queres ser rei?

Resposta: Eu?! Jamais! Não sou tão pequeno quanto isso! Eu quero ser maior, quero por o Rei!» (NCP)

Um presidente da república disse «(...)"ser o provedor do povo". O povo. Aquela coisa distante. A vantagem de ser monárquico é nestas coisas. Um rei não diz ser o provedor do povo. Nem diz ser do povo. Diz que é o povo.» (Rodrigo Moita de Deus)

«Chegou a hora de acordar consciências e reunir vontades, combatendo a mentira, o desânimo, a resignação e o desinteresse» (S.A.R. Dom Duarte de Bragança)

«Depois de Vós, Nós» (El-Rei D. Manuel II de Portugal, 1909)

«Go on, palavras D'El-Rey!» (El-Rei D. Manuel II de Portugal)