Este é um microcosmo apartidário embora ideológico, pois «nenhuma escrita é ideologicamente neutra*»

*Roland Bartes

Intros: 1 2

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ditaduras e ditaduras…

Há uns tempos atrás li na Única, de 25-5-2011 (página 56), um destaque que dizia o seguinte: «Afonso Costa foi, antes de Salazar, o primeiro ‘ditador das finanças’. Ambos conseguiram excedentes orçamentais.»
Quem ler este sublinhado da edição, há-de pensar que ambos conseguiram para Portugal a recuperação e a estabilidade. Nada mais errado! A comparação nesse domínio entre o Ditador Afonso Costa e o Ditador Salazar é altamente injusta para o segundo, diga-se a bem da verdade.
Quando e como conseguiu o Ditador Afonso Costa tal feito? Quando e como!? Quando: apenas em 1913 e 1914. Como: Citamos o autor* do artigo: Em Portugal quem quisesse «(…) mudar de vida, ia para o Brasil.» (onde será que já ouvi isso…?) «Mas Afonso Costa, o principal líder republicano, nunca se comoveu: “Não há? Não há!” Nem para escolas. Lembrado como anticlerical, Costa foi de facto, antes de Salazar, o primeiro ‘ditador das finanças’.»
Foi assim o grande objectivo alcançado pelo Ditador Afonso Costa, o mesmo que arranjou lugares para a família assim que derrubou, à força, a Monarquia Constitucional. O mesmo que era tão firme que, após 1914, deixou-se levar pela já confusa onda interna no seio do Partido Republicano, enviando para a mortandade portugueses, numa guerra que não era deles, mas que por vaidade do novo regime passou a ser. Os custos ainda hoje são incomensuráveis. Incomensuráveis porquê? Porque após essa fase de apenas dois anos, foi o mais absoluto descalabro a todos os níveis e em todos os sectores. Pior: após ditaduras a seguir a ditaduras em ré pública, ainda continuamos com ela. Com aquela vaidosa ida, à custa de vidas de compatriotas nossos para as trincheiras da I Grande Guerra, ficamos na miséria até ao 1.º quarto do século XX.
«Em 1922, José Barbosa, velho republicano, reconhecia: “o país habituou-se a não considerar o Estado merecedor de confiança”. Foi esta confiança que os governos republicanos tentaram recuperar com uma austeridade feroz. Estima-se que o défice tenha caído de 13% para 3% do PIB entre 1919 e 1924. Tudo foi sacrificado: precisamente quando se divulgava o automóvel, Portugal quase deixou de ter estradas transitáveis. Mas o mais violento reequilíbrio financeiro do século XX português não salvou o regime. Foi acompanhado de uma tremenda agitação – greves, bombas, motins, golpes de Estado – e dividiu o partido dominante, o PRP, facilitando o golpe militar que o derrubou em 1926».
A ditadura da “Besta” (1910-1926), o cognome popularmente histórico do senhor, aquela que merece a admiração do Dr. Soares, e que foi apoiada pelas esquerdas da altura, a mesma que derrubou, pela “forçada” representatividade de 7% (era essa a opinião que os portugueses tinham do Partido Republicano) a nossa Democracia em 5-10-1910.
Com Salazar, e nem sequer recorrendo à opinião do insuspeito Dr. Medina Carreira, este «(…) restabeleceu o equilíbrio orçamental, aumentando os impostos (em 40%) e moderando o crescimento da despesa. A sua ‘ditadura financeira’, com veto sobre as despesas de todos os ministérios, foi o começo da sua ditadura política. A moeda forte, mais do que o corporativismo, passou a ser o Brasão do regime. O Estado só gastava o que recebia. Podia-se investir, trabalhar, poupar sem receio de que preços e juros mudassem por abuso do poder político.
Mas tal como Afonso Costa, também Salazar foi apanhado pela guerra. Durante a II Guerra Mundial (1939-1945), a neutralidade poupou Portugal a maiores despesas militares (…). »
Após uma crise de inflação que o governou soube secar, recorrendo a uma estratégica parceria com os EUA, estávamos nós nos finais da década de 40 inícios da de 50, deparou-se o regime com um novo paradigma: «Como ‘gastar’ sem pôr em causa os ‘equilíbrios’?
«O regime foi salvo deste dilema, mais uma vez, por uma jogada externa. A aposta na integração do país nos mercados livres em formação da Europa transformou a economia portuguesa, que cresceu como nunca. Isso permitiu que o intervencionismo e as despesas do Estado subissem, com os planos de fomento e o novo Estado social, sem que o seu peso na economia aumentasse demasiado (de 15% para 20% do PIB). Nem por isso, como explicou Pinto Barbosa, ministro das Finanças entre 1955 e 1965, a “estabilidade financeira” deixou de ser “uma dura batalha que se trava todos os dias, para não dizer a todas as horas”. Foi uma batalha ganha: em 1974, as despesas públicas em Portugal eram, em termos do PIB, metade das europeias. Mas isto não era simplesmente virtude: era necessidade. (…) A ditadura não “permitia” contas em dia: “exigia” contas em dia.»

* Trabalho/artigo do Historiador Rui Ramos, devidamente supra citado.
Share |

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Se mandarem os Reis embora, hão-de tornar a chamá-Los» (Alexandre Herculano)

«(…) abandonar o azul e branco, Portugal abandonara a sua história e que os povos que abandonam a sua história decaem e morrem (…)» (O Herói, Henrique Mitchell de Paiva Couceiro)

Entre homens de inteligência, não há nada mais nobre e digno do que um jurar lealdade a outro, enquanto seu representante, se aquele for merecedor disso. (Pedro Paiva Araújo)

Este povo antes de eleger um chefe de Estado, foi eleito como povo por um Rei! (Pedro Paiva Araújo)

«A República foi feita em Lisboa e o resto do País soube pelo telégrafo. O povo não teve nada a ver com isso» (testemunho de Alfredo Marceneiro prestado por João Ferreira Rosa)

«What an intelligent and dynamic young King. I just can not understand the portuguese, they have committed a very serious mistake which may cost them dearly, for years to come.» (Sir Winston Leonard Spencer-Churchill sobre D. Manuel II no seu exílio)

«Everything popular is wrong» (Oscar Wilde)

«Pergunta: Queres ser rei?

Resposta: Eu?! Jamais! Não sou tão pequeno quanto isso! Eu quero ser maior, quero por o Rei!» (NCP)

Um presidente da república disse «(...)"ser o provedor do povo". O povo. Aquela coisa distante. A vantagem de ser monárquico é nestas coisas. Um rei não diz ser o provedor do povo. Nem diz ser do povo. Diz que é o povo.» (Rodrigo Moita de Deus)

«Chegou a hora de acordar consciências e reunir vontades, combatendo a mentira, o desânimo, a resignação e o desinteresse» (S.A.R. Dom Duarte de Bragança)

«Depois de Vós, Nós» (El-Rei D. Manuel II de Portugal, 1909)

«Go on, palavras D'El-Rey!» (El-Rei D. Manuel II de Portugal)