Este é um microcosmo apartidário embora ideológico, pois «nenhuma escrita é ideologicamente neutra*»

*Roland Bartes

Intros: 1 2

domingo, 21 de junho de 2020

MONARQUIA EM PORTUGAL: PASSADO, PRESENTE E FUTURO | VANTAGENS


Conferencista: Prof. Doutor António Rui Braga Lemos Soares, docente universitário de Direito.

O subtítulo não se trata de um lapso ou mero jogo de palavras (veja-se “videoconferência”), é de facto assim pretendido que seja uma Conferência através de vídeo, porquanto não estando restringida ao limite de um espaço físico, está ilimitadamente aberta a todos que queiram assistir à mesma. 

Assim, sem descurar do actual contexto, sensivelmente afastado de um terrível cenário pandémico recente, onde as relações interpessoais estão inerentemente mais restritas, sobretudo, reflectindo-se no domínio dos transportes aéreos e marítimos, esta foi uma iniciativa da Direcção da Real Associação da Ilha de São Miguel (RAISM) que, por via electrónica, visa procurar, acima de tudo e mais um pouco, uma maior clarificação e explicação sobre o que é o Regime Monárquico, de modo a desmistificar muita desinformação e, consequentemente, muito preconceito que ainda existe em relação à Monarquia e aos monárquicos.

Para o efeito, foi dirigido um convite ao Prof. Doutor António Rui Braga Lemos Soares, professor auxiliar, licenciado e Doutor em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho, onde também prestou provas de aptidão pedagógica e cujas áreas científicas de interesse passam por: História do Direito; História de Portugal; História do Pensamento.

Entre vários trabalhos científicos, destacamos obras como "História do Direito" (em co-autoria e editada pela Almedina) e "Direito: Evolução e Continuidade. Um Ensaio em torno do Sentido e do Espírito do Direito Português no Século das Luzes". 

Pelo que a Direcção da RAISM gostaria de, respeitosamente, agradecer a generosidade em ter sido atendido o seu pedido, o qual foi pronta e desinteressadamente aceite e, igualmente, manifestar a honra em ter tido sido possível a realização desta Conferência/Prelecção, enquanto meio de partilha de saber por parte do Doutor António Lemos Soares, grande português e distinto monárquico, iniciativa da qual se espera ser a primeira de outras intervenções e parcerias futuras.

Bem haja!

Share |

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Se mandarem os Reis embora, hão-de tornar a chamá-Los» (Alexandre Herculano)

«(…) abandonar o azul e branco, Portugal abandonara a sua história e que os povos que abandonam a sua história decaem e morrem (…)» (O Herói, Henrique Mitchell de Paiva Couceiro)

Entre homens de inteligência, não há nada mais nobre e digno do que um jurar lealdade a outro, enquanto seu representante, se aquele for merecedor disso. (Pedro Paiva Araújo)

Este povo antes de eleger um chefe de Estado, foi eleito como povo por um Rei! (Pedro Paiva Araújo)

«A República foi feita em Lisboa e o resto do País soube pelo telégrafo. O povo não teve nada a ver com isso» (testemunho de Alfredo Marceneiro prestado por João Ferreira Rosa)

«What an intelligent and dynamic young King. I just can not understand the portuguese, they have committed a very serious mistake which may cost them dearly, for years to come.» (Sir Winston Leonard Spencer-Churchill sobre D. Manuel II no seu exílio)

«Everything popular is wrong» (Oscar Wilde)

«Pergunta: Queres ser rei?

Resposta: Eu?! Jamais! Não sou tão pequeno quanto isso! Eu quero ser maior, quero por o Rei!» (NCP)

Um presidente da república disse «(...)"ser o provedor do povo". O povo. Aquela coisa distante. A vantagem de ser monárquico é nestas coisas. Um rei não diz ser o provedor do povo. Nem diz ser do povo. Diz que é o povo.» (Rodrigo Moita de Deus)

«Chegou a hora de acordar consciências e reunir vontades, combatendo a mentira, o desânimo, a resignação e o desinteresse» (S.A.R. Dom Duarte de Bragança)

«Depois de Vós, Nós» (El-Rei D. Manuel II de Portugal, 1909)

«Go on, palavras D'El-Rey!» (El-Rei D. Manuel II de Portugal)