Este é um microcosmo apartidário embora ideológico, pois «nenhuma escrita é ideologicamente neutra*»

*Roland Bartes

Intros: 1 2

sábado, 21 de março de 2020

O BCP foi criado por Jardim Gonçalves

O Sr. Eng. Jardim Gonçalves recebia 175 mil euros mensais. É, de facto, uma quantia substantiva.

Porém, se compararmos esse montante com quanto aufere o seu concidadão madeirense, Cristiano Ronaldo, não é assim tanto.

Se adicionarmos a esta equação que o génio e o trabalho do Eng. Jardim Gonçalves, que se fez a si próprio como empreendedor, diferentemente de famílias já instaladas na banca como os Espírito Santo, os Sottomayor, os Mello, os Champalimaud, foram de um valor fantástico, criando o atual e mais sólido grupo bancário de Portugal, inclusive, tendo resistido à golpada socrática que quase arruinava o BCP que ele criou...não fossem as sólidas bases pelo senhor, engenhosamente, deixadas.
Sabendo que ele gerou e, consequentemente, ainda gera, muitos postos de trabalho, tendo fortalecido o tecido empresarial e a economia, em geral, de uma forma fulcral durante anos e anos.

Talvez, vendo bem as coisas...o valor que recebe, além de merecido, na minha opinião, é justo. A mim, que ganho muitíssimo menos que ele, não me preocupa minimamente, porquanto foi ele que teve uma visão de criar, do nada, um difícil e complexo império financeiro e sustentador de muitas famílias portuguesas.

Desagradável é ver aqueles que o atacam nos tribunais, em vez de o elogiarem, são os mesmo que lhe devem os seus postos de trabalho e de receberem salários chorudos por causa e mérito do Sr. Eng. Jardim Gonçalves.

Quando, anos atrás, ele teve os problemas relacionados com offshores, essencialmente focado no crescimento do Millennium, muitos foram os que lhe "excomungaram" publicamente e o repudiaram que nem ratos a abandonar um navio que afunda, depois de terem comido, e bem, do prato dele. Mas o navio que Jardim Gonçalves construiu, nunca foi ao fundo. Felizmente, ontem e hoje, nunca fui um desses.


Share |

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Se mandarem os Reis embora, hão-de tornar a chamá-Los» (Alexandre Herculano)

«(…) abandonar o azul e branco, Portugal abandonara a sua história e que os povos que abandonam a sua história decaem e morrem (…)» (O Herói, Henrique Mitchell de Paiva Couceiro)

Entre homens de inteligência, não há nada mais nobre e digno do que um jurar lealdade a outro, enquanto seu representante, se aquele for merecedor disso. (Pedro Paiva Araújo)

Este povo antes de eleger um chefe de Estado, foi eleito como povo por um Rei! (Pedro Paiva Araújo)

«A República foi feita em Lisboa e o resto do País soube pelo telégrafo. O povo não teve nada a ver com isso» (testemunho de Alfredo Marceneiro prestado por João Ferreira Rosa)

«What an intelligent and dynamic young King. I just can not understand the portuguese, they have committed a very serious mistake which may cost them dearly, for years to come.» (Sir Winston Leonard Spencer-Churchill sobre D. Manuel II no seu exílio)

«Everything popular is wrong» (Oscar Wilde)

«Pergunta: Queres ser rei?

Resposta: Eu?! Jamais! Não sou tão pequeno quanto isso! Eu quero ser maior, quero por o Rei!» (NCP)

Um presidente da república disse «(...)"ser o provedor do povo". O povo. Aquela coisa distante. A vantagem de ser monárquico é nestas coisas. Um rei não diz ser o provedor do povo. Nem diz ser do povo. Diz que é o povo.» (Rodrigo Moita de Deus)

«Chegou a hora de acordar consciências e reunir vontades, combatendo a mentira, o desânimo, a resignação e o desinteresse» (S.A.R. Dom Duarte de Bragança)

«Depois de Vós, Nós» (El-Rei D. Manuel II de Portugal, 1909)

«Go on, palavras D'El-Rey!» (El-Rei D. Manuel II de Portugal)