Este é um microcosmo apartidário embora ideológico, pois «nenhuma escrita é ideologicamente neutra*»

*Roland Bartes

Intros: 1 2

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Transparência e Vontade: Não apenas uma alteração de regime, algo mais... Mas nem por isso mais difícil.


A alteração cada vez mais pretendida por um conjunto em expansão de cidadãos, do actual modelo republicano que ainda vigora para uma moderna e nova Monarquia, não passa por uma mera substituição de regime. Ou seja, passar de uma república que foi e continua a ser um projecto constitucional falhado e substituí-la por uma nova Monarquia. É mais do que isso. Há que modernizar Portugal no seu cerne mais danificado. O seu constitucionalismo. É a Constituição que asfixia o tecido produtivo português impedindo-o de crescer. Porém, muito havia por dizer sobre este assunto. Assim, algumas alterações de forma podiam trazer grandes e boas repercussões de substância. Entre muitas alterações, umas merecem maior destaque. E são essas que se pretende deixar aqui mais relevadas, designadamente:

1.º) Atribuir um novo papel ao Chefe de Estado, concedendo-lhe a capacidade moderadora e representativa dos portugueses além fronteiras, e apenas isso. O governo ao Governo;

2.º) Introduzir o sistema preconizado pelo último filósofo político português, o Professor Agostinho da Silva. Este questionado sobre qual era o modelo que serviu melhor Portugal, e na expectativa do Professor apontar para o da 2.ª Dinastia, onde Portugal conheceu maior explorador além fronteiras, ele responde o da primeira. Porquê ? Porque era um modelo genuíno português que, nunca tendo par, tinha a particularidade de aproximar o Rei directamente dos representantes das localidades, o que hoje equivaleriam aos autarcas. Ou seja, a grande novidade era a aproximação entre o representante de todos os portugueses, aos representantes imediatos dos portugueses. Isto trazia mais relevo ao papel do municipalismo e reforçava a intervenção dos autarcas;

3.º) Por o Rei não ser votado, permite-lhe uma verdadeira independência, independência que, numa moderna alteração do regime constitucional, permitiria, entre enumeras outras hipóteses, enormes vantagens em prol da transparência e do consequente desenvolvimento. Não é toa que os países mais desenvolvidos da Europa assentam em sistemas monárquicos. Porque não a nomeação do Presidente do Tribunal de Contas, do Procurador Geral da Republica e do Provedor de Justiça pelo Soberano ?

4.º) Porque não os juízes do Tribunal Constitucional passarem a serem nomeados de carreira como no Supremo Tribunal de Justiça, ou, por hipótese num sistema misto por carreira e pelo Rei ?

Concluindo esta parte, muitas mais mudanças em prol da transparência, inovação e progresso do nosso regime podem ser enumeradas. Mas é a importância do Rei à nascença que garante aos portugueses que não será um Agente de protagonismos, à semelhança do crescente tecido de políticos (e de política) light em Portugal. Além disso, a posse de determinados bens (móveis ou imóveis) são, precisamente, o garante da sua incorruptibilidade. Aliás, ao longo de oito séculos muitas coisas podem ser ditas dos nossos monarcas, mas há uma que nunca poderá, e essa é que algum fosse corrupto. No trono isso não existe. Todos estamos de acordo neste campo. O Rei é um cidadão e uma pessoa com igual dignidade humana à dos seus compatriotas, apenas com o encargo de ter de servir o colectivo, o melhor que pode e sabe por preparação. Daí que quem queira se aventurar numa comparação do prestígio, categoria e graça perante o povo dos nossos Chefes de Estado democratas e liberais até 1910, com os após essa data, hão-de reparar que se afigura uma empresa impossível, dado o nível bem acima dos primeiros. Não somos nós que afirmamos, são os factos históricos e presentes.

Por fim, tendo em conta a entrevista prestada pelo Dr. Henrique Medina Carreira (HMC) à revista Única do semanário Expresso, e se efectuássemos o ensaio de adaptar as suas muito proveitosas palavras infra expressas à nossa Causa, iríamos verificar o quanto é pena o ilustre fiscalista não ser monárquico. Como disse João Ferreira Rosa: «O Medina Carreira é que os topa! Esse grande senhor daria um grande conselheiro do Rei de Portugal



«(…)

Única: Sim, chamou-lhe uma “Cassandra lusitana”. Isso até foi um elogio. Cassandra estava coberta de razão acerca da destruição de Tróia…
HMC: Exactamente. Descuidou-se. Mas é um homem notável. E como todos os homens notáveis, tem alguns defeitos notáveis.

Única: Por exemplo?
HMC: É um homem que despreza as realidades económicas. Um defeito enorme para um político dos nossos tempos. Acha que os números são coisas para merceeiros.

Única: Mário Soares é então só ideologia?
HMC: É uma ideologia que não cabe num país pobre. O socialismo e a social-democracia são hoje fraudes completas. O Louçã é um social-democrata armado em revolucionário, o Jerónimo disfarça um pouco, Sócrates, Ferreira Leite e Paulo Portas são todos sociais-democratas. Mas, simplesmente, não há social-democracia sem dinheiro.

(…)

Única: Como olhou para o caso das escutas em Belém?
HMC: Estou tão farto de patetices que não perco tempo com isso. Nos partidos, há lá uns grupos que estão encarregados de fazer intriga. O país vive de manobras de diversão. Tudo isto tem ar de golpe.

Única: Tem estômago para estas coisas?
HMC: Não, não tenho. Mas o que isto constitui de desgraça para o país e para a democracia irrita-me particularmente. São verdadeiros criminosos que andam à solta.

(…)

Única: No seu livro, defende a criação de um Governo de Iniciativa presidencial, composto por gente de fora da política, para que os partidos limpem o “lixo” que têm por lá. Há quem diga que essa ideia é perigosa.
HMC: O que saiu das eleições de 27 de Setembro não permite fazer um Governo capaz. A situação financeira é muito complexa, o desmprego é enorme e o endividamento é extremo. Perante este cenário, qualquer pessoa com juízo não está para ser ministro. É de presumir que se escolha gente que ainda não viu em que situação o país está. Por delegação feita pelo PS e pelo PSD, o Presidente deveria ter autonomia para procurar qualidade e seriedade. Isso poderia elevar o nível de exigência e de aceitação. Daria um suporte institucional e de independência que poderia atrair gente boa e séria.

Única: A ideia que se tira do seu último livro é diferente, mais dramática…
HMC: Eu defendo o presidencialismo, mesmo que seja por 15 ou 20 anos. Os partidos precisavam de sossego para arrumarem e arranjarem gente menos ambiciosa, menos amante do dinheiro alheio. Atribuía ao Presidente uma função executiva. Seria uma forma de dar seriedade à política e de afastar os Governos dos interesses dos dinheiros.

Única: Implicava, naturalmente, uma alteração constitucional…
HMC: Claro. Por isso digo algures no livro que, como não há tempo para fazer isso, também não vale a pena perder tempo.

(…)

Única: A única solução é o fim do Estado social?
HMC: Não. Se eu fosse chefe de Governo, criaria o Ministério do Estado Social, para ter uma visão global. Não temos dinheiro para sermos benfeitores à custa do dinheiro alheio. Isto vai acabar entre 2015 e 2020. Desde 2000 que a economia estagnou. As despesas sociais cresceram três vezes mais do que a economia. Se não invertermos esta tendência, isto acaba mal.

(…)

Única: Em matéria de disciplina na escola, o que é que faria?
HMC: Nem que tivesse de pôr um polícia em cada sala de aulas, teria de haver respeito pelos professores. Os que não querem fazer nada que saiam.

Única: Quando a sociedade portuguesa tomar consciência de que tudo isto é uma burla, como diz, teremos uma nova revolução?
HMC: As revoluções do século passado foram próprias daquele mundo e da economia da época. Com a democracia de 76 não vamos resolver os problemas do país.»

in Revista Única, contida no semanário Expresso #1930, de 24 de Outubro de 2009, páginas 97 a 106.

Fotos - Direitos reservados aos seus autores.
Share |

1 comentário:

  1. Estou de acordo com a interpretação da alínea (b) do artigo 288.º da CRP, que é feita na introdução deste texto.
    Se se pensar bem, não existe qualquer país da Europa que tenha (na prática!) outra forma de governo que não seja a republicana. O que há, sim, em Estados como a Dinamarca, a Noruega ou a Espanha, são nações que preferiram ter como forma de regime uma Monarquia Constitucional.
    A discussão actual entre Monarquia/República não é de conteúdo; é, tão-só, de forma. Ora, sempre me pareceu, que a melhor forma de tornar a «Respublica» mais livre e próspera é através de uma figura não eleita na chefia do Estado - embora sempre aclamada pelos membros do parlamento - capaz de representar a comunidade no seu todo, independentemente de quaisquer divergências políticas ou de outra ordem, que possam existir: O Rei ou a Rainha.
    O monarca como verdadeiro «ponto de Arquímedes» da antiquíssima «Lusitana Antiga Liberdade» do Povo, de que nos fala Camões nos Lusíadas.


    António Lemos Soares.



    PS - Grande abraço para o Pedro Paiva Araújo e para todos os monárquicos dos Açores.

    ResponderEliminar

«Se mandarem os Reis embora, hão-de tornar a chamá-Los» (Alexandre Herculano)

«(…) abandonar o azul e branco, Portugal abandonara a sua história e que os povos que abandonam a sua história decaem e morrem (…)» (O Herói, Henrique Mitchell de Paiva Couceiro)

Entre homens de inteligência, não há nada mais nobre e digno do que um jurar lealdade a outro, enquanto seu representante, se aquele for merecedor disso. (Pedro Paiva Araújo)

Este povo antes de eleger um chefe de Estado, foi eleito como povo por um Rei! (Pedro Paiva Araújo)

«A República foi feita em Lisboa e o resto do País soube pelo telégrafo. O povo não teve nada a ver com isso» (testemunho de Alfredo Marceneiro prestado por João Ferreira Rosa)

«What an intelligent and dynamic young King. I just can not understand the portuguese, they have committed a very serious mistake which may cost them dearly, for years to come.» (Sir Winston Leonard Spencer-Churchill sobre D. Manuel II no seu exílio)

«Everything popular is wrong» (Oscar Wilde)

«Pergunta: Queres ser rei?

Resposta: Eu?! Jamais! Não sou tão pequeno quanto isso! Eu quero ser maior, quero por o Rei!» (NCP)

Um presidente da república disse «(...)"ser o provedor do povo". O povo. Aquela coisa distante. A vantagem de ser monárquico é nestas coisas. Um rei não diz ser o provedor do povo. Nem diz ser do povo. Diz que é o povo.» (Rodrigo Moita de Deus)

«Chegou a hora de acordar consciências e reunir vontades, combatendo a mentira, o desânimo, a resignação e o desinteresse» (S.A.R. Dom Duarte de Bragança)

«Depois de Vós, Nós» (El-Rei D. Manuel II de Portugal, 1909)

«Go on, palavras D'El-Rey!» (El-Rei D. Manuel II de Portugal)