Este é um microcosmo apartidário embora ideológico, pois «nenhuma escrita é ideologicamente neutra*»

*Roland Bartes

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sábado, 3 de abril de 2021

Cinema 2019 e 2020


Como sempre, e para aqueles que me conhecem melhor, as férias de 2019 e 2020 foram aproveitadas para colocar em dia alguns filmes.

Por razões de estreita agenda, pessoal e especialmente profissional, nestes dois últimos anos, apenas foi-me agora possível compilar aqueles que pretendia ver, e vi, pré-selecionados.

À semelhança dos anos transatos, aqui deixo a seleção vista em 2019 e 2020:

A Agonia e o Êxtase - Miguel Ângelo, de Carol Reed (1965) √
A Favorita, de Yorgos Lanthimos (2018) √
A Forma da Água, de Guillermo del Toro (2017) √
A Herdade, de Tiago Guedes √
A Papisa Joana, de Sönke Wortmann (2009) √
BlacKkKlansman | O Infiltrado, de Spike Lee (2018) √
Bohemian Rhapsody, de Bryan Singer (2018) √
Chappaquiddick | O Segredo dos Kennedy, de John Curran (2017) V
Contágio, de ‎Steven Soderbergh (2011) √
Dor e Glória, de Pedro Almodóvar (2019) √
Green Book | Livro Verde, de Peter Farrelly (2018) √
Glass, de M. Night Shyamalan (2019) √
J’Accuse - O Oficial e o Espião, de Roman Polanski (2020) √
Joker, de Todd Phillips (2019) √
Judy, de Rupert Goold (2019) √
Lady Bird, de Greta Gerwig (2017) √
L'Apollonide - Souvenirs de la Maison Close (House of Tolerance) | Apollonide - Memórias de Um Bordel, de Bertrand Bonello (2011) √
Linha Fantasma, de Paul Thomas Anderson (2017) √
Maria, Rainha dos Escoceses, de Josie Rourke (2019) √
Mektoub, Meu Amor: Canto Primeiro, de Abdellatif Kechich (2019) √
Na Praia de Chesil, Dominic Cooke (2017) √
Nossa Irmã Mais Nova, de Hirokazu Koreeda (2016) √
O Processo do Rei, de João Mário Grilo (1989) √
O Rosto da Inocência, Michael Winterbottom (2014) √
O Último Beijo do Kaiser, de David Leveaux (2016) √
OnceUpon a Time in Hollywood, de Quentin Tarantino (2019) √
Os Dois Papas, de Fernando Meirelles (2019) √
Parasitas, de Bong Joon-ho (Palma de Ouro 2019 – Cannes) √
Paulo, o Apóstolo de Cristo, de Andrew Hyatt (2018) √
Rocketman, de Dexter Fletcher (2019) √
Roda Gigante, de Woody Allen (2017) √
Saturday Night Fever, de John Badham (1977) √
Shoplifters, de Hirokazu Koreeda (Palma de Ouro 2018 – Cannes) √
St. Vincent | Um Santo Vizinho, de Theodore Melfi (2014) √
The Irishman, de Martin Scorsese (2019) √
The Host | Nómada, de Andrew Niccol (2013) √
The Mule, de Clint Eastwood (2018) √
The Post | A Guerra Secreta, de Steven Spielberg (2017) √
Three Billboards Outside Ebbing, Missouri | Três Cartazes à Beira da Estrada, de Martin McDonagh (2017) √
Uma Nação, Um Rei, de Pierre Schoeller (2018) √
Variações, de João Maia (2019) √
Vice, de Adam McKay (2018) √
Yesterday | Amanhã, de Danny Boyle (2019) √
1984, de Michael Radford (1984) √

Destacaria e recomendaria, considerando o respetivo género de cada filme, estes 16:

A Herdade, de Tiago Guedes √
Dor e Glória, de Pedro Almodóvar (2019) √
Green Book | Livro Verde, de Peter Farrelly (2018) √
Lady Bird, de Greta Gerwig (2017) √
Na Praia de Chesil, Dominic Cooke (2017) √
Nossa Irmã Mais Nova, de Hirokazu Koreeda (2016) √
O Processo do Rei, de João Mário Grilo (1989) √
OnceUpon a Time in Hollywood, de Quentin Tarantino (2019) √
Parasitas, de Bong Joon-ho (Palma de Ouro 2019 – Cannes) √
Roda Gigante, de Woody Allen (2017) √
Shoplifters, de Hirokazu Koreeda (Palma de Ouro 2018 – Cannes) √
St. Vincent | Um Santo Vizinho, de Theodore Melfi (2014) √
The Mule, de Clint Eastwood (2018) √
Variações, de João Maia (2019) √
Yesterday | Amanhã, de Danny Boyle (2019) √
1984, de Michael Radford (1984) √

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