Este é um microcosmo apartidário embora ideológico, pois «nenhuma escrita é ideologicamente neutra*»

*Roland Bartes

Intros: 1 2

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Sobre o atual modelo de GLOBALIZAÇÃO

A frase é minha e de há muito tempo: O MELHOR QUE TEMOS PARA DAR AO OUTRO, SÃO AS NOSSAS DIFERENÇAS.

Esta frase é proferida no contexto das diferenças de um País para outro, e contra a atual globalização que tira a essência da nossa existência: as nossas diferenças que são a fasquia do nosso respeito e da nossa união de uns para com os outros.
...

Se o espírito desta globalização avançar, então, ganhará o pior, ainda pior que o Socialismo e o Comunismo: o ultra capitalismo, ou seja, o mesmo é dizer China.

A globalização de hoje não respeita diferenças, contrariamente àquela que os portugueses criaram e que respeitava fronteiras, sem deixar de haver comércio, muito comércio.

A atual globalização destrói a Cultura de um País, banalizando-a. Com esta globalização, comandada pela China, deixaremos de poder dizer que fomos sentir o ar dos Pirinéus, porque, e hiperbolizando, às tantas, esse ar, vem num pacote chinês, por correio, numa encomenda feita no AliBaba...via drone.

Este é um excelente discurso do Presidente Trump, daqueles que não passam nas tvs, pois o que passa, são os de um "mentecapto" que, curiosamente, liderou ao longo da sua vida centenas de trabalhares, criou riqueza, trabalho e gere várias empresas, vir dizer, ao fim do dia, cansado dos constantes ataques da imprensa do sistema instalado e que lhe dá de comer, que as pessoas se devem injectar com lixívia para matar o coronavírus. Por incrível e absurdo que pareça, existiram media que fizeram notícia disso... O único erro dele, sem descurar que tem sempre a inquestionável coragem de dar a cara, em vez de mandar Secretários de Estado, o equivalente a ministros em Portugal, ou os DGSs de lá, foi ter perdido a paciência e ironizado, tendo essa ironia levado aqueles que sabem o quanto vale Trump, mas sendo infelizmente pouco instruídos, o seguissem e sofreram consequências nas suas saúdes. Daí que Presidente Trump tenha vindo, de imediato, na manhã seguinte, clarificar o assunto, sem mandar ninguém em seu lugar e, assumindo a responsabilidade direta dos seus atos, corajosamente, pois foi um erro grosseiro, vindo alertar as pessoas e aclarar o assunto. Esta é uma das caraterísticas que difere um líder, para o atual figurino padronizado, comum e banal do político que existe, presentemente, pelo mundo fora, i.e.fracos e em quantidades avassaladoras.

Entre China e EUA...sempre EUA, sobretudo com Trump.

Share |

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Se mandarem os Reis embora, hão-de tornar a chamá-Los» (Alexandre Herculano)

«(…) abandonar o azul e branco, Portugal abandonara a sua história e que os povos que abandonam a sua história decaem e morrem (…)» (O Herói, Henrique Mitchell de Paiva Couceiro)

Entre homens de inteligência, não há nada mais nobre e digno do que um jurar lealdade a outro, enquanto seu representante, se aquele for merecedor disso. (Pedro Paiva Araújo)

Este povo antes de eleger um chefe de Estado, foi eleito como povo por um Rei! (Pedro Paiva Araújo)

«A República foi feita em Lisboa e o resto do País soube pelo telégrafo. O povo não teve nada a ver com isso» (testemunho de Alfredo Marceneiro prestado por João Ferreira Rosa)

«What an intelligent and dynamic young King. I just can not understand the portuguese, they have committed a very serious mistake which may cost them dearly, for years to come.» (Sir Winston Leonard Spencer-Churchill sobre D. Manuel II no seu exílio)

«Everything popular is wrong» (Oscar Wilde)

«Pergunta: Queres ser rei?

Resposta: Eu?! Jamais! Não sou tão pequeno quanto isso! Eu quero ser maior, quero por o Rei!» (NCP)

Um presidente da república disse «(...)"ser o provedor do povo". O povo. Aquela coisa distante. A vantagem de ser monárquico é nestas coisas. Um rei não diz ser o provedor do povo. Nem diz ser do povo. Diz que é o povo.» (Rodrigo Moita de Deus)

«Chegou a hora de acordar consciências e reunir vontades, combatendo a mentira, o desânimo, a resignação e o desinteresse» (S.A.R. Dom Duarte de Bragança)

«Depois de Vós, Nós» (El-Rei D. Manuel II de Portugal, 1909)

«Go on, palavras D'El-Rey!» (El-Rei D. Manuel II de Portugal)