Este é um microcosmo apartidário embora ideológico, pois «nenhuma escrita é ideologicamente neutra*»

*Roland Bartes

Intros: 1 2

sábado, 24 de agosto de 2019

#ParedesDeCoura2019


New Order

Muitas palavras existiriam para tentar transmitir como foi o concerto dos New Order em Paredes de Coura, contudo, estas são as poucas que consigo proferir:

A classe e a categoria que ‎Bernard Sumner, líder dos New Order, sempre me transmitiu veio, de facto, a comprovar-se no Concerto do passado dia 15 de agosto de 2019, em Paredes de Coura.

Sumner, em especial, e os New Order, em geral, tiveram sempre, ao longo do espetáculo, uma enorme generosidade. Essa manifestava-se de diversas formas, por exemplo, e apesar do seu longo e sustentado prestígio, ao deixarem as TVs gravarem as imagens, quando bandas como os Suede ou a Patty Smith, não deixaram.

Bernard esteve sempre em interação com o público, tendo chegado mesmo, em resposta a um fã, a pedir as baquetas do seu colega e amigo de longa data, ‎Stephen Morris, para entregar ao aludido fã.
Houve um fã que invadiu o palco para abraçar o vocalista e tirar uma selfie com ele, sem que Bernard Sumner, apesar do rapaz intruso ter sido rapidamente retirado do palco, nunca descurasse de ser afável, calmo e compreensível com toda a situação gerada.

Um aspeto que me deixou absolutamente fascinado, foi o facto de, genuinamente, e do princípio ao fim do concerto, assistir a várias gerações cantarem e dançarem os New Order naquele festival, aspeto que se deve à intemporalidade ou, no mínimo, ao efetivo progressismo da banda que, ainda hoje, recolhe frutos e está perfeitamente no seu tempo.

Por fim, e após o encore (uma vez mais revelando a enorme simpatia dos ingleses com as pessoas presentes), e quando a banda saía, o público todo cantava repetidamente: "Love, love will tear us apart again". Arrepiante!

Share |

Sem comentários:

Enviar um comentário

«Se mandarem os Reis embora, hão-de tornar a chamá-Los» (Alexandre Herculano)

«(…) abandonar o azul e branco, Portugal abandonara a sua história e que os povos que abandonam a sua história decaem e morrem (…)» (O Herói, Henrique Mitchell de Paiva Couceiro)

Entre homens de inteligência, não há nada mais nobre e digno do que um jurar lealdade a outro, enquanto seu representante, se aquele for merecedor disso. (Pedro Paiva Araújo)

Este povo antes de eleger um chefe de Estado, foi eleito como povo por um Rei! (Pedro Paiva Araújo)

«A República foi feita em Lisboa e o resto do País soube pelo telégrafo. O povo não teve nada a ver com isso» (testemunho de Alfredo Marceneiro prestado por João Ferreira Rosa)

«What an intelligent and dynamic young King. I just can not understand the portuguese, they have committed a very serious mistake which may cost them dearly, for years to come.» (Sir Winston Leonard Spencer-Churchill sobre D. Manuel II no seu exílio)

«Everything popular is wrong» (Oscar Wilde)

«Pergunta: Queres ser rei?

Resposta: Eu?! Jamais! Não sou tão pequeno quanto isso! Eu quero ser maior, quero por o Rei!» (NCP)

Um presidente da república disse «(...)"ser o provedor do povo". O povo. Aquela coisa distante. A vantagem de ser monárquico é nestas coisas. Um rei não diz ser o provedor do povo. Nem diz ser do povo. Diz que é o povo.» (Rodrigo Moita de Deus)

«Chegou a hora de acordar consciências e reunir vontades, combatendo a mentira, o desânimo, a resignação e o desinteresse» (S.A.R. Dom Duarte de Bragança)

«Depois de Vós, Nós» (El-Rei D. Manuel II de Portugal, 1909)

«Go on, palavras D'El-Rey!» (El-Rei D. Manuel II de Portugal)